Diferenciais de um sistema de gestão: como evitar a falta de informação nos atendimentos dos vendedores

O bom atendimento é um fator determinante na hora que o cliente decide fechar um negócio. Para facilitar esse processo, existem diferenciais que contribuem definitivamente para a escolha. O principal é a preocupação em obter informação do cliente, princípio fundamental para o desempenho das vendas.

Mas como organizar e coletar a informação?

A tecnologia contribuiu para simplificar o processo de gestão comercial, através dos softwares, ferramentas ou sistemas.

Um sistema de gestão é um programa capaz de ajudar a cuidar e organizar as atividades de uma empresa. Pode ser denominado também como um software inteligente, que tem o objetivo de simplificar as atividades do dia a dia, automatizando os processos operacionais e administrativos.

O CRM é denominado sistema de relacionamento com os clientes e tem grande importância no controle e armazenamento de informações de um consumidor.

Geralmente esse tipo de sistema abrange três importantes áreas: automação da gestão do marketing, gestão comercial e a gestão de serviços/produtos.
As tarefas e processos que alimentam o sistema resultam em um banco de dados de informações, que – se utilizadas de forma adequada – podem ser consultadas a qualquer hora e por qualquer departamento, auxiliando na tomada de decisão da empresa.

Vantagens do uso de sistemas de gestão

1 Otimiza, automatiza e organiza atividades;

2 Reduz a burocracia no trâmite de processos e aumenta a transparência da informação;

3 Aprimora o clima organizacional da empresa, possibilitando um ambiente de trabalho mais seguro e produtivo;

4 Reduz os danos causados ao meio ambiente reduzindo o uso de papel;

5 Torna o negócio mais competitivo e mais próximo da excelência;

6 Possibilita ter o controle das informações e histórico dos atendimentos.

Alguns benefícios de implementar um sistema de gestão dentro das organizações podem ser representados por diversos indicadores de qualidade. A delimitação desses indicadores e o acompanhamento constante das métricas disponíveis no sistema, são capazes de evitar a falta de informação sobre os clientes. São eles:

1 Ajudar a equipe de suporte a direcionar os recursos adequados para resolver de maneira rápida as ocorrências;

2 Avisar os vendedores sobre possíveis atrasos ou falhas no que foi estabelecido em suas vendas, para tomarem providências em conjunto com os clientes;

3 Entender quais são os problemas mais recorrentes e para poder sugerir melhorias nos serviços ou produtos;

4 Perceber quais são as principais reclamações dos clientes para poder procurar soluções no atendimento;

5 Manter um histórico das ocorrências e dos procedimentos para sua resolução;

6 Entender quem é o cliente e sua frequência de compra.

Diferentemente de uma coleta de dados manual, com um sistema de gestão as informações são obtidas diariamente para oferecer uma visão ampla sobre os clientes, apontando quais são os mais interessantes, qual é a melhor oportunidade de negócio em relação ao esforço de venda, feedback dos clientes sobre como melhorar seus produtos ou serviços e também aqueles que a empresa deve entrar em contato para fortalecer o relacionamento.

Com as informações detalhadas e organizadas, a partir do sistema de gestão, a empresa consegue identificar clientes potencias e estabelecer uma fidelização concreta no relacionamento. Dessa maneira, o vendedor ou o gestor conseguem ter uma visão única de cada cliente para criar estratégias eficazes e personalizadas, além de trabalhar de maneira mais produtiva nos seus contatos e transações.

5 indicadores que evitam a falta de informação sobre os atendimentos dos vendedores

, , , , , ,