Fatores que influenciam na gestão comercial

O Gerente de Desenvolvimento Fernando Grassi dá dicas de como fazer a gestão das informações da sua empresa.

Ter o gerenciamento completo das informações de um negócio é trilhar um caminho mais simplificado para o sucesso. A partir das experiências da Fiducia foi possível traçar alguns pontos importantes para coleta e análise de dados estratégicos.

 

Organização

Entenda porque o primeiro passo para o controle da informação do cliente é a organização.

A organização dos processos operacionais e financeiros de uma empresa são decisivos para o bom funcionamento dos negócios. Porém, são muitas as atividades desempenhadas pelos colaboradores, as quais também geram uma demanda grande de informações. E como controlar tudo isso? O normal seria utilizar planilhas de excel, não é mesmo?

Mas o advento da tecnologia simplificou a vida dos gestores, com a ajuda dos softwares de gestão comercial.

 

O uso de planilhas continua, mas no formato digital.

Já imaginou você ter a possibilidade de trabalhar com a integração de funcionalidades como calendários, cadastro de clientes, monitoramento do atendimento dos vendedores, agendamentos, propostas, lembretes, gráficos, relatórios de desempenho e histórico das informações?

Talvez tenha chegado a hora de pensar o quanto um sistema poderia lhe ajudar na rotina de trabalho. Os benefícios da tecnologia não param por aí, o melhor de tudo é ter o acesso em qualquer lugar, a qualquer momento a estas informações com apenas alguns cliques.

É através da organização das informações que é possível captar dados sobre os negócios para auxiliar na tomada de decisão em momentos estratégicos da gestão, identificar fraquezas e pontos fortes, além de direcionar novos objetivos de crescimento ou expansão.

 

Saiba quem é o seu cliente. Isso facilita a gestão.

Identificar quem é o seu cliente é fundamental. Perguntas básicas de cadastro muitas vezes são deixadas de lado na hora da compra do produto ou prestação de serviço. Mas você precisa experimentar o diferencial que é obter e analisar informações sobre as vendas e os perfis de clientes.

Além desses dados simples, também é preciso entender e coletar as informações sobre o vendedor: quem são seus clientes, quando realizaram a compra, com que frequência eles compram, o que eles compram, como está o status dos pagamentos e entregas.

Com base nessas referências é possível  traçar uma série de estratégias de marketing e abordagem com os clientes.

 

Captar, rastrear e interpretar as informações do seu negócio é decisivo para o sucesso.

Uma das premissas da gestão se baseia também em investir em treinamentos e ferramentas, para profissionalizar os serviços.

Portanto, utilizar um software de gestão para que vendedores e gestores tenham acesso à informações sempre atualizadas e detalhadas, desde os primeiros contatos, é uma atitude inteligente.

Porque gerenciar as operações e conhecer seus clientes se torna uma tarefa muito mais prática.

Desse modo, os processos são otimizados, gerando maior produtividade e melhores resultados.

 

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