Quanto as empresas gastam com perda de dados

A perda de dados é um risco grave que impacta diretamente a gestão das empresas. Isso pode prejudicar imensamente os negócios, já que uma das coisas mais importantes do patrimônio de uma organização são as suas bases de conhecimento. Proteger estas informações e fazer com que elas estejam acessíveis para a pessoa certa, no momento certo, pode significar a diferença entre sucesso e fracasso.

 

Uma pesquisa global encomendada pela EMC Corporation revela que as empresas tem sofrido com o impacto econômico negativo gerado pela perda de informações e pela falta de conscientização quanto a proteção de dados. O estudo denominado Data Protection Index 2016, que entrevistou profissionais responsáveis pela TI de 2.200 organizações em 18 países, aponta que 13% mais empresas sofreram com a perda de dados em relação a dois anos atrás, ainda que os incidentes de perda de dados e interrupções tradicionais estejam diminuindo.

 

De acordo com as informações, a perda de dados gerou um custo de, em média, US$ 914.000 por caso nos últimos 12 meses. Aproximadamente 36% das organizações entrevistadas pelo estudo tiveram dados perdidos no último ano devido a violação de segurança, enquanto que 73% das empresas não estão seguras de que são capazes de proteger ambientes de armazenamento flash.

 

Como prevenir a perda de dados

Com o advento da informatização, presente na maioria das organizações, os dados armazenados em computadores, smartphones ou tablets, podem ser vulneráveis a diversos eventos: basta um erro de manipulação ou a quebra do hardware, para que estes elementos sejam perdidos. Mas a tecnologia de softwares de apoio empresarial veio para inovar no quesito segurança de dados, oferecendo ferramentas práticas e eficientes para ajudar as empresas a protegerem os seus arquivos.

 

Os gestores, não só buscam mais recursos para evitar a perda de dados e combater o risco de ameaças externas, como também estão interessados em aprimorar o gerenciamento das informações corporativas, de modo a obter um controle métrico sobre todos os processos da empresa.

 

Para limitar possíveis riscos, existem algumas estratégias tecnológicas úteis para preservar os dados e prevenir problemas. Entenda quais características específicas são fundamentais e devem ser implementadas no data center usado pela empresa:

 

1 Backup Automático
O backup na nuvem é uma prática indispensável, porque garante maior segurança dos arquivos armazenados, em casos de problemas ocasionais de hardware ou suportes internos. No backup os dados ficam guardados em diretórios locais na “nuvem”. Este processo acontece de forma remota e em tempo real, dentro de um servidor altamente protegido, reduzindo a quase zero as chances de perda.

 

2 Redundância de Dados
O armazenamento diário das informações na nuvem oferece uma opção para aumento gradual do espaço em disco. A armazenagem de dados está mais segura se disposta em diversos servidores. Zelar nunca é demais; por exemplo: caso ocorra um problema em um dos servidores os outros garantem que a informação esteja intacta. Com este recurso, inclusive, há menor sobrecarga do disco rígido, otimizando, assim, a operacionalidade do computador. Outra grande vantagem é o fato de ser possível acessar os arquivos de qualquer lugar e por diversos dispositivos móveis, como celulares e tablets.

 

3 Criptografia de dados
É importante trabalhar com uma conexão criptografada para não se ter problemas com informações vazadas ou hackeadas. Por isso, é importante realizar avaliações periódicas de risco para determinar quais controles de segurança são necessários para proteger os dados mais sensíveis. Desta forma é possível avaliar a probabilidade de ameaças e o risco para a organização. É necessário também ter chaves de segurança diferentes para cada tipo de informação.

 

O segredo para manter os dados da sua empresa em segurança estão nos mecanismos tecnológicos que você utiliza. Um sistema de armazenamento de informações precisa ter acesso remoto com disponibilidade de acesso de 24 horas por dia, capacidade de backup e redundância de dados, além de ter criptografia capazes de combater extorsões cibernéticas.

 

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*Referência : canaltech.com.br

Como evitar perda de dados

 

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