Como automatizar processos de gestão de importação e exportação

O mercado de importação e exportação tem características de negócios muito específicas. Portanto, o gerenciamento desses processos pode se tornar esgotante devido à imensa quantidade de passos, listagens e cadastros. Uma burocracia que necessita de um sistema de gestão qualificado e inteligente, dando suporte aos operadores. Por ser um nicho de mercado no qual as transações envolvem autoridades, empresas e clientes de diferentes países, a legislação é muito mais minuciosa do que em processos comuns de compra e venda.
Apesar de a burocracia ainda atrapalhar boa parte da rotina de trabalho, alguns sistemas foram desenvolvidos justamente para diminuir esses obstáculos e tornar as operações mais simples e automatizadas. Essas ferramentas se fazem obrigatórias para que muitas etapas dos processos de importação e exportação sejam automatizadas, com logística rastreável e tragam resultados satisfatórios aos clientes.
Esse contexto de trâmites e legislação de comércio exterior exige uma atuação dedicada no que diz respeito ao gerenciamento, segurança e processamento dos dados. No âmbito organizacional se tornou antiprofissional realizar as tarefas de forma manual, pois, em caso de inconsistências, os erros acarretam em altas penalidades, inclusive financeiras. As empresas podem potencializar os seus negócios ao usarem ferramentas de apoio, não apenas para o aperfeiçoamento dos seus processos, mas também para permitir uma melhor visibilidade das suas informações, prevenindo riscos e apoiando o planejamento estratégico da organização.
A tecnologia certamente contribuiu para que esse tipo de trabalho fosse feito de forma mais inteligente e automatizada. O uso de softwares para comércio exterior já é uma realidade nos países de destaque na economia mundial e chegou para ficar no mercado brasileiro. Sendo assim, os sistemas a serem usados precisam ter funcionalidades específicas e personalizadas que contribuam para o sucesso de uma empresa de comércio exterior.

 
Monitoramento Inteligente
Monitorar os processos automaticamente é essencial para criar um banco de dados com todas as informações de cada procedimento: documentos, datas, histórico, valores, impostos, ocorrências, dados de logística, entre outros. As atividades devem ser automatizadas para deixar de lado planilhas e cálculos manuais, a fim de obter todas as informações integradas com um único lançamento.

 
Transparência nos relatórios e dashboards
Com as estatísticas em tempo real das operações, de forma organizada e simples, é possível definir as metas e métricas para acompanhar o desempenho do negócio. Além da melhora da organização interna, os relatórios completos favorecem a rotina de trabalho e a eficiência em realizar as tarefas. O tempo necessário para a tomada de decisão é diminuído, o que auxilia tanto na relação com os clientes quanto facilita na segurança dos dados.

 
Sistema personalizado
Para estar de acordo com a necessidade do nicho de mercado, o sistema precisa ser adaptado conforme o formato dos sistemas que a sua empresa já utiliza. Além disso, a ferramenta deve permitir o acompanhamento dos processos via mobile. Facilitando a visão dos gestores em tempo real, desde gerenciamento da geração de documentos, até a finalização do processo de comércio exterior.
O sistema de gestão para importação e exportação pode ser usado para potencializar e interligar o controle das operações e o gerenciamento das atividades de comércio exterior, permitindo então, entre outros benefícios, identificar pontos falhos e contribuir para uma melhora significativa da produtividade nos processos.
Além disso, a ferramenta pode proporcionar maior eficiência e redução de custos operacionais. Outro ponto importante é manter a atualização de funcionalidades, que respeitem as constantes mudanças na legislação, inclusive.
O objetivo de utilizar um sistema de gerenciamento automatizado é o de facilitar e centralizar as informações com precisão para viabilizar a transparência e o profissionalismo dos processos de comércio exterior.

 

Como automatizar processos de importação e exportação

, , , , , , ,