Importância da segurança de dados: tipos de criptografia

A criptografia é utilizada com o intuito de garantir a segurança das informações em processos internos das organizações, assegurando que não aconteçam interceptações externas. Isto é possível quando as informações são enviadas por meio de algoritmos, tornando-as inacessíveis por terceiros.

 

O que é criptografia?
Em linhas gerais, criptografia (do grego: “criptos”, escondido, e “grafia”, escrita) significa estabelecer um código de tal forma que somente o seu destinatário e o emissor da mensagem consigam acessá-la. A criptografia é um conceito técnico utilizado para codificar uma informação com objetivo de evitar que terceiros interceptem e desvendem o código desse dado.
Na atualidade, as técnicas de criptografias mais conhecidas envolvem o conceito das chaves criptográficas, que são formadas por bits, com base em algarismos com capacidade de interpretar as informações, ou seja, capaz de decodificar.

 

O que a criptografia pode possibilitar aos usuários:
• Proteger dados sigilosos armazenados no computador;
• Proteger o acesso indevido aos dados em computadores roubados;
• Criar uma área específica no computador, onde todas as informações gravadas são automaticamente criptografadas;
• Proteger seus backups contra acessos indevidos, principalmente no envio de arquivos de armazenamento externo e mídias;
• Proteger as comunicações realizadas pela Internet, como e-mails enviados/recebidos e transações bancárias e comerciais.

 

A verificação das operações realizadas também faz parte do processo de adoção da criptografia. Constantemente utilizada em empresas que tem como objetivo garantir que os dados não sejam perdidos ou roubados por empresas concorrentes. Quanto maior for o grau de sensibilidade das informações de uma determinada organização, mais importante é empregar a criptografia no processo de prevenção e gestão de dados.

 

Tipos de Criptografia
Criptografia Simétrica
Nesse padrão os dados são divididos em blocos e uma chave secreta é aplicada em cada um deles, alterando letras ou substituindo-as por números para criar o texto cifrado. Pelo fato de ter uma implementação rápida e fácil, ela é bastante utilizada em transações e compras online. Por outro lado, se a chave for interceptada por algum invasor, todas as mensagens poderão ser facilmente decifradas.

 

Criptografia Assimétrica
Nesse padrão duas chaves são usadas: uma pública, que cifra os dados e uma privada, que os decifra. As informações são convertidas para números imensos e depois para um texto criptografado. Este tipo de criptografia é muito mais seguro, mas também é mais lento e necessita de mais poder de processamento.

 

A criptografia moderna tornou-se fundamental para a segurança de vários tipos de serviços. Comunicações em aplicativos de mensagens, transferências monetárias ou até mesmo o envio de e-mails estariam em grande risco caso fossem feitos por canais pouco seguros. Mas graças aos algoritmos modernos, esse tipo de atividade pode ser feita com um padrão de segurança cada vez mais elevado.
Os índices de ataques virtuais a empresas crescem a cada ano no Brasil. Para evitar que isso ocorra, é importante usar de recursos que tornem suas informações inacessíveis a terceiros não autorizados. A criptografia de dados, somada a outros recursos tecnológicos, assegura que seus dados corporativos e pessoais estejam sempre protegidos. Além da garantia de segurança do seu negócio, também é a certeza de tranquilidade para seus clientes, e consequentemente, mais solidez e credibilidade no mercado de negócios.

 

Os sistemas Fiducia trabalham com criptografia de dados, proporcionando total segurança tanto nas informações armazenadas no nosso banco de dados quanto na comunicação entre nossos clientes e nossos sitemas.

 

Importância da segurança de dados

, , , , , ,