Qual a importância do atendimento ao cliente na sua empresa?

O serviço de atendimento ao cliente nunca foi tão relevante para uma empresa quanto nos dias atuais. Ter um canal de comunicação aproxima a marca e o cliente, disso ninguém duvida. Mas qual é a maneira mais eficiente e profissional de manter essa interação?
A internet trouxe consigo uma facilidade de comunicação. A expansão de canais de relacionamento com o cliente, além do SAC (Serviço de atendimento ao consumidor), como redes sociais, email, chat online, entre outros, proporcionam interação com a marca. Hoje o cliente tem ao seu alcance o compartilhamento para milhares de pessoas da sua experiência ao usufruir de um serviço ou produto – seja ela boa ou ruim .
O atendimento e o relacionamento com o cliente, mais do que nunca, são a porta de entrada em uma empresa. É através deles que a relação de negócios pode ser encurtada ou prolongada. Portanto, o serviço direto ao cliente e a maneira com que a empresa se porta em relação a ele são de extrema importância para o resultado dos negócios.
De acordo com um estudo recente publicado pela revista Harvard Business Review, quando se trata de atendimento ao cliente, o efeito dominó sobre a imagem da empresa é devastador. Os resultados desse estudo mostraram que 65% das pessoas que contataram o departamento de atendimento ao cliente de diversas empresas relataram algo negativo sobre o serviço. Os autores afirmam que, de modo geral, 48% dos que tiveram experiências negativas contaram a, no mínimo, dez ou mais pessoas, enquanto apenas 23% dos clientes que tiveram uma interação positiva espalharam essa informação.

 

Você ganha muito mais do que faturamento quando atende bem o seu cliente
Para garantir um atendimento de qualidade, é preciso contar com uma equipe preparada, que esteja disposta a atender as necessidades dos clientes. Isso faz com que se tenha os melhores profissionais, que conseguem conquistar o cliente por conta do carisma e da empatia.
A capacitação profissional faz com que os colaboradores conheçam bem as atividades que devem ser desenvolvidas e as realizem com excelência. O treinamento também servirá como fator motivador, garantindo profissionais mais engajados e com boas perspectivas em relação à empresa e como ela influencia a ascendência da sua carreira.

 

Profissionalização e gestão dos processos
A maneira como o cliente é recebido vai depender muito da organização e da gestão. Alinhar as estratégias de atendimento com as equipes, coletar as informações sobre o cliente e manter o controle desse processo é um diferencial. Para planejar todos os processos executados na empresa e garantir que eles se desenvolvam sem falhas, a empresa pode ter o auxilio de um sistema que automatiza e organiza boa parte do trabalho.
Ao fazer isso, além de aprimorar os processos e o atendimento, a organização acaba diminuindo a possibilidade de erros, além de otimizar tempo e recursos materiais ou humanos, permitindo que se obtenha uma maior lucratividade.
Tudo o que o cliente deseja é ser atendido com rapidez e eficiência. Quando se padroniza um modo de atender, a possibilidade de o colaborador perder tempo com atividades desnecessárias se reduz consideravelmente, uma vez que irá saber ao certo quais as melhores providências a se tomar frente ao que é solicitado.
Os sistemas de gestão são um bom exemplo de como tornar os processos administrativos mais rápidos e organizados, já que pode ser acessado de qualquer localização, em tempo real e por qualquer membro da equipe. Ao padronizar o modo como se atende o consumidor, o mesmo terá uma visão singular da empresa, o que pode influenciar na percepção que o mercado tem da marca, valorizando sua imagem e a fidelização dos clientes.

 

Qual a importância do atendimento com o cliente na sua empresa

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