Controle de pagamentos das importações

As equipes que comandam os processos de retaguarda nas importações dedicam todo o cuidado quando o assunto são os pagamentos. Isso porque este é um item de grande responsabilidade e que, inclusive, condiciona a liberação da carga importada.

Mas existem meios de facilitar o trabalho desenvolvido pelos operadores de comércio exterior.

Primeiro vamos verificar os fatores que influenciam nesta operação. Uma das maneiras mais fáceis para que haja um controle eficiente dos pagamentos é a criação de um cronograma com as datas, os valores e para quem deve ser pago. Devemos incluir desde o pagamento para fornecedores, despesas com transporte internacional, nacionalização (impostos) do produto, bem como armazenagem e transporte terrestre.

A gestão de pagamentos de forma sistematizada permite que a contabilidade seja processada de forma instantânea, inclusive com o cálculo e estimativas de impostos. Com a ajuda de um sistema inteligente e customizável tudo fica mais fácil.

 

Como controlar os pagamentos da importação

A tecnologia tem muito a contribuir para profissionalizar estas etapas do processo de importação. É o caso do sistema Fiducia COMEX, capaz de automatizar, de forma customizável, os lembretes e o cronograma dos pagamentos, de acordo com cada processo de importação.

Imagine você, operador de comércio exterior, podendo desempenhar a sua função com o apoio de um sistema de gestão das informações de importação? Com o Fiducia COMEX, o cronograma de pagamentos permite ajustes de datas em tempo real, de acordo com as mudanças que ocorrerem no processo.

 

Automatização contábil e fiscal de importação de cargas

O Fiducia COMEX é capaz de emitir relatórios dos pagamentos, ajudando você a verificar o que já foi pago aos fornecedores, inclusive pagamentos nacionais ao governo, despachantes e transportadores de carga.

Além de permitir o controle sistematizado de contratos de câmbio, você pode organizar as informações de todas as variações tributárias de suas operações de importação. É possível, por exemplo, simular os custos e a tributação dos processos, alterando-se a cotação da moeda estrangeira, sem que os valores originais sejam alterados.

Através do cronograma, com suas estimativas de datas e valores, é possível fazer um provisionamento dos valores necessários dentro de qualquer período. Com estas informações também é possível obter um relatório de estimativa de custos dos processos, essencial para composição do preço de venda, por exemplo.

Sem esquecer dos dados sobre o custo da logística, de acordo com as etapas da importação da carga. Ao acompanhar o Lead Time do pedido junto ao fornecedor, até a chegada na fábrica, é possível estimar e planejar em qual data será necessário efetuar o pagamento do transporte internacional, por exemplo.

 

Como um sistema de gestão de comércio exterior pode impactar na sua empresa: minimizando erros

Imagine o que pode acontecer se houverem falhar nos pagamentos das cargas de importação?

Utilizar um sistema inteligente é uma forma de reduzir estes possíveis erros, ao integrar os serviços os setores de comércio exterior, contabilidade, logística e estoque.

O Fiducia COMEX é uma evolução dos negócios no quesito relatórios e gráficos de análise customizáveis. Com ele é possível obter uma gestão de processos, contábil e fiscal integrada e customizada de acordo com as necessidades e características do processo de importação da sua empresa.

 

Saiba mais:
O Sistema Fiducia COMEX é uma solução inteligente que profissionaliza a gestão de comércio exterior, simples de implantar, fácil de usar e totalmente integrada a todos os módulos de importação e exportação.

 

Controle de pagamentos das importações

, , , , , , ,